quarta-feira, 13 de março de 2013

Os 7 grupos que não seguiram Jesus

                                 


Entre o capítulo 11 e o capítulo 14 de Mateus podemos observar 7 grupos distintos. Sete grupos de pessoas que NÃO seguiram Jesus. Algumas pessoas desses grupos o seguiram posteriormente, mas ao que tudo indica a maior parte parece ter rejeitado Jesus. Como são SETE grupos, e não outro número qualquer, acreditamos que eles possam simbolizar a totalidade das pessoas que rejeitam a Cristo. Seja naquela época, seja hoje. Se alguém rejeita a Cristo muito provavelmente está inserido em um ou mais destes sete grupos.




João Batista e seus discípulos - Tinham dúvida se Jesus era mesmo o Messias ou se deveriam esperar outro. Tinham o batismo de arrependimento mas não viam Jesus como o Salvador Ungido. Estavam no caminho certo, mas pararam no meio do caminho. Hoje também existem aqueles que se reconhecem como pecadores e estão arrependidos de suas más ações, mas ainda não reconheceram a Jesus como Senhor, e aquele que pode perdoar seus pecados.

Cidades impenitentes: Corazim, Betesda, Cafarnaum. Não quiseram se arrepender mesmo vendo os milagres. Hoje em dia existem regiões e países inteiros que proíbem o cristianismo. E também pessoas que não aceitam a Cristo mesmo que já tenham sabido de seu poder. Nem vendo acreditam.

Sábios e instruídos - Deus revelou-se aos pequeninos, e ocultou-se dos sábios e instruídos. Hoje em dia há muitos deles. Pensam que sabem mais e na verdade sabem muito pouco. Tem seus diplomas de faculdade, bacherelados, mestrados e doutorados. Se acham brilhantes. Gloriam-se na sua intelectualidade e sabedoria. Serão apanhados na sua própria astúcia. (Jó 5.13)

                      


Escribas e Fariseus - Tinham uma religiosidade superficial. Exibiam-se com seus ritos e cerimonialismos. Exemplificado na questão do sábado: reconheciam que deveriam guardar o sábado; mas não reconheciam Jesus como o Senhor do sábado. O exterior para eles era mais importante. Amavam parecer bons e santos para serem admirados. Hoje também há aqueles que amam ser vistos desta forma. Se prendem a um ritualismo exterior como roupagem específica, alimentação específica, liturgia específica, dias comemorativos; e não fazem o bem. Não seguem Jesus e se agarram fanaticamente a leis e regras. Acham que essas obras os salvarão diante de Deus. Por fora, bela viola; por dentro pão bolorento!

Multidão - Não entendia as parábolas. A multidão é aquele povo que tá ali pra ver 'qualé'. Diversas vezes atrapalham aqueles que querem se aproximar como no caso do paralítico, da mulher que padecia de fluxo, do Bartimeu, etc. Hoje continua a existir essa grande massa que não te ajudam em nada a se aproximar de Jesus. E continuam não entendendo nada nem de parábolas, nem da Bíblia. 

Família de Jesus - Ficaram de fora. Esses conheciam o próprio Jesus pessoalmente e não 'se ligaram' que Ele era o Messias. Sabiam tudo dele mas não viram nele o Senhor. Hoje tem também os que sabem tudo de Bíblia, história do cristianismo, doutrinas evangélicas, religião; mas não compreenderam, ou não querem compreender, que Jesus é o Cristo. Que Jesus é Deus. Pode acontecer também que a sua família não creia em Jesus ou não queira seguir o evangelho. Lembre-se que "Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a executam." Lc 8.21

Nazaré - Um profeta não tem honra na própria terra. Jesus veio para os que eram seus, mas os seus não o receberam. (Jo 1.11) É triste que os judeus não considerem o Messias como Messias. O profeta não tem honra na própria pátria. (Jo 4.44b) Jesus é judeu, a salvação vem dos Judeus, mas os judeus não o reconhecem como salvador. Continuam aguardando.


2 comentários: