Afinal de contas como é que o homem consegue a salvação?
O que devemos fazer para ir pro céu depois que morrermos?
Boas obras salvam a pessoa?
Ser uma pessoa boa salva a pessoa?
Dar o dízimo ou ofertas salva a pessoa?
Guardar o sábado ou o domingo salva a pessoa?
Freqüentar a igreja assiduamente salva a pessoa?
Deixar de comer determinados alimentos salva a pessoa?
Viver uma vida moral, equilibrada, ética, direita e sem vícios salva a pessoa?
Orar, ler a Bíblia, confessar os pecados, se batizar, louvar a Deus, participar do partir do pão e beber do vinho, ou qualquer prática comum entre cristãos salva a pessoa?
Aposto que você mesmo já parou alguma vez para meditar sobre alguma destas questões. Na verdade, é bem possível que você tenha muitas opiniões formadas sobre tais assuntos. Você também deve ter notado que amigos e familiares seus já devem ter tentado te convencer de alguma religião, doutrina, credo, filosofia.... Muitas coisas que ouvimos por aí são divergentes, conflitantes, estranhas...
Podemos ficar dias discutindo opiniões e lendo livros religiosos a respeito. Mas se quisermos uma resposta correta sobre o assunto não podemos consultar carne nem sangue (Gl 1.16b), isto é, confiar no ponto de vista do homem. Devemos ir beber água da Fonte.
"Em quem também vós estais [em Cristo], depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória.......
E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar [o diabo], do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), ....
.... Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;... "
(Carta de Paulo aos Efésios 1.13,14; 2.1-5,8,9)
Só os versículos 8 e 9 do capítulo 2 já destroem qualquer argumento que tenta basear a salvação do ser humano em qualquer obra que ele faça ou possa fazer. É uma verdade profunda e que ao mesmo tempo quebranta o íntimo do coração orgulhoso.
O ser humano possui entranhado dentro de si uma tendência a se ensoberbecer; a se achar; a se admirar e dizer pra si mesmo: "cara, eu sou o tal; não faço nada de errado, não roubo, não mato, não bebo, não fumo, não sou preguiçoso, sou uma pessoa ótima, honesta, amorosa, amiga, bem vista pela sociedade, trabalhadora... como eu posso não ir pro céu depois de morrer? Pelas minhas obras eu me salvarei. Pelo o que sou conquistarei uma vaga no céu." Ah, insensatez! A salvação não depende das obras para que ninguém se glorie diante Deus. "Deus resiste aos soberbos mas dá graça aos humildes" (Tiago 4.6)
Penhor – 1. (jur) Empenho ou entrega de coisa como garantia de obrigação assumida. 2. Esse bem dado como garantia 3. (fig.) Ato ou palavra que assegura o cumprimento de um compromisso, obrigação, promessa, etc.; garantia, segurança, prova.
No texto bíblico usado o Espírito Santo é comparado com um selo de penhor posto naqueles que crêem no evangelho. O que funciona para nós como uma garantia da obrigação assumida por Deus de que Ele irá nos dar a redenção. Por fantástico que pareça é uma garantia de que Ele irá cumprir o que prometeu a fim de trazer conforto ao nosso coração. O fator que condicionará a distinção dos salvos e dos perdidos (a ser utilizado por Deus) nada tem a ver com as obras, mas no fato da pessoa ter ou não o selo. Se você crê no evangelho então você tem assegurada a promessa de que Deus já te salvou. Por isso que os cristãos costumam perguntar aos novos cristãos: "Irmão, você já tem a certeza da sua salvação?"
Não é intenção deste escrito desestimular a prática das boas obras, e sim esclarecer a condição única da salvação: a fé na obra salvadora de Jesus. As boas obras servirão para aumentar sua recompensa no Reino dEle.
Nenhum comentário:
Postar um comentário