sábado, 3 de outubro de 2015

Serafins


Os serafins são mencionados apenas na visão do profeta Isaías. Possuem seis asas e voam próximos a Deus. São apontados por muitos estudiosos como fazendo parte do maior grau hierárquico; (abaixo apenas do Senhor, é claro), por estarem extremamente perto dele, fazendo parte de seu séquito pessoal. Serafim significaria 'ardente', 'abrasador' no hebraico original. Note no trecho abaixo que um deles pega uma brasa ardente do altar. 

"... eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo. Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam. E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. E os umbrais das portas se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça. Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos. Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz;"
Isaías 6.1b-6


Repare que eles estão louvando ao Senhor com os rostos e pés tapados pelas asas como que não se achassem dignos de olhar diretamente para o Senhor, tamanha é sua glória, e tamanho o respeito e submissão que tem perante Ele. O próprio Isaías temeu por si ao vislumbrar a glória do Senhor; ainda que fosse um profeta de Deus, sua condição humana era de pecador. Tão grande é a bondade de Deus que, não obstante seu grande poder, revela-se a nós ainda que falhos e impuros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário